quarta-feira, 21 de maio de 2014

Resistor PULL UP e PULL DOWN.

    Técnica largamente utilizada em circuitos eletrônicos digitais com microcontroladores ou chaveamento de transistores, para evitar a flutuação e garantir o estado de uma porta configurada como entrada digital em nível lógico 0 ou em nível lógico 1. Esse post explica passo a passo como implementar, e também quando implementar.


   Pull Up.

   Como demonstrado na imagem acima , resume-se em um resistor de alto valor (de 10k a 50k) garantindo que sempre o valor recebido na entrada digital seja nível alto no momento em que a chave estiver aberta, e quando a chave é fechada leva o nível a zero. Caso eliminado o resistor de pull up tem-se o risco de a entrada ir a valor alto sem que a chave estiver acionada devido a flutuação.

Pull Down

   O pull Down tem o mesmo princípio do pull up, mudando apenas a lógica de funcionamento. Mantém o estado lógico da entrada em zero no instante que a chave estiver aberta. Garantido também que o estado lógico da entrada digital mude apenas quando a chave for fechada.

   Com o Arduino é possível usar essa técnica internamente via programação, sem precisar usar um resistor físico ligado ao circuito. Via programação você pode ativar um resistor de Pull Up. Veja no tutorial clicando no link abaixo.




                                         compartilhe
                                       

Um comentário:

  1. Olá pessoal.
    Fiquem a vontade para tirar dúvidas ou dar sugestões de novos posts
    obrigado pela visita!

    ResponderExcluir